segunda-feira, 29 de junho de 2009


Beatificação de PIO XII

Até o mês de setembro de 2008 ele tinha dúvidas sobre a beatificação de Pio XII, agora reza por ele e propôs que Papa Pacelli seja reconhecido como santo. É um rabino norte-americano que se pronunciou sobre esse assunto no prefácio do último livro da irmã Margherita Marchione com o título: “Papa Pio XII. Uma antologia de textos nos 70 anos da sua coroação”, publicado em italiano e inglês pela Livraria Editora Vaticana.
O rabino norte-americano, Erich A. Silver do Templo Beth David de Cheshire, responsável pelo melhoramento das relações entre Judaísmo e Igreja Católica, explica o porquê dessa sua mudança de comportamento. “Eu acreditava - escreveu Silver no prefácio do livro da irmã Marchione – que o Papa pudesse ter feito ainda mais. Queria saber se, de fato, ele teria sido um colaborador, um anti-semita passivo, enquanto milhões de judeus eram assassinados”. Depois – conta o rabino – no mês de setembro de 2008 ele esteve em Roma, a convite de Gary Krupp para participar de um simpósio organizado pela Pave The Way Foundation, no qual se desejava compreender o papel do Papa Pio XII durante o Holocausto.
Naquela ocasião o rabino Silver conheceu a irmã Marchione e cerca de 50 pessoas entre rabinos, sacerdotes, estudiosos e jornalistas que tinham estudado e investigado a fundo sobre o tema. Para Silver, aquele simpósio foi uma fulguração. “As provas que eu vi – escreveu o norte-americano – me convenceram que a única motivação de Pio XII era a de salvar todos os judeus que ele podia”.
E a imagem negativa de Pio XII? Segundo Silver, tudo começou com a publicação do livro “The Deputy” com a difusão de mentiras e o costume de não investigar os fatos históricos. Assim muitas pessoas se tornaram “instrumento daqueles que detestam Pio XII porque foi sempre anticomunista”. “Deve-se notar – destaca Silver – que, após o fim da guerra, e até a sua morte os judeus o louvaram continuamente reconhecendo-o como salvador”.
“Eu espero – auspiciou o rabino – que a canonização do Papa Pio XII possa se realizar o quanto antes, a fim de que não somente os católicos, mas todo o mundo possa conhecer o bem realizado por esse homem de Deus”.

Permalink: http://www.vaticanradio.org/bra/Articolo.asp?c=295492