Seja Bem Vindos / Welcome

segunda-feira, 15 de junho de 2009


CARTA DE PAULO AOS CRISTÃOS DE HOJE
(Adaptação da 1Cor 13, 1-13)


Se eu aprender inglês, espanhol, alemão, chinês e dezenas de outros idiomas,
mas não souber me comunicar como pessoa, de nada valem todas as minhas palavras.
Se eu concluir um curso superior e andar de anel no dedo e freqüentar cursos e mais cursos de atualização, mas viver distante dos problemas do povo, minha cultura não passa de uma erudição inútil.
Se eu morar no Brasil, mas desconhecer os sofrimentos de minha Região
e fugir para as férias na América do Norte e na Europa e nada fizer pela promoção do homem, não sou cristão.
Se eu possuir a melhor casa da minha rua
e possuir a roupa mais avançada do momento e o sapato da onda
e não me lembrar que sou responsável por aqueles que moram
na minha cidade, andam de pé no chão e se cobrem de molambos,
sou apenas um manequim colorido.
Se eu passar o fim de semana em festas, boates, farras e programas
sem ver a fome, o desemprego, o analfabetismo e a doença, sem escutar o grito abafado do povo que se arrasta à margem da história,
não sirvo pra nada.
O cristão não foge dos desafios de sua época, não fica de braços cruzados,
de boca fechada, de cabeça vazia,
não se rende à injustiça
nem às desigualdades gritantes do nosso mundo,
luta pela verdade e pela justiça com as armas do amor.
O cristão não desanima nem se desespera diante das derrotas e das dificuldades,
porque sabe que a única coisa que vai sobrar de tudo isso é o amor.

(Boletim da AEC - Associação de Educação Católica do Estado do Rio de Janeiro.