Seja Bem Vindos / Welcome

terça-feira, 23 de junho de 2009


Pregador do Papa fala sobre uso dos dons carismáticos

Hoje foi o 2º dia do II Colóquio Internacional sobre Carismas, em Roma. O dia começou com um momento de oração conduzido pelo africano Frei Emanuel Tusiime, com cânticos e uso dos dons carismaticos. Posteriormente, o Frei Francis Martin, proveniente dos Estados Unidos, um dos congresssistas, aprofundou o tema "Aprofundamento Bíblico no uso dos Dons". Também mereceu destaque a colocação do pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa que falou sobre "Os dons carismáticos na Patrística". Ele falou, com exclusividade ao Canção Nova Notícias.
Frei Raniero Cantalamessa, falou sobre o uso dos dons carismáticos: "Antes, eles eram ligados a hierarquia. Por exemplo, a profeciaera considerada de uso proprio do magisterio da Igreja para responder perfeitamente a Escritura. Hoje nós sabemos que a profecia tem um campo muito vasto e assim há uma novidade expressa na Palavra 'Novo Pentecostes'. O Papa mesmo já a usou e aquilo que está acontecendo é um Novo Pentecostes".
Também em entrevista ao Canção Nova Notícias, a presidente da International Catholic Charismatic Renewal Services (ICCRS), Michelle Moran disse: "Uma das coisas que João Paulo II nos pediu para fazer foi ter, na Igreja, um movimento, uma expressão que pudesse crescer na maturidade eclesial. Em vista disso, nos últimos anos, temos tentado ajudar as pessoas a crescerem na fé, na compreensão e, quem sabe, na sensibilidade para exercitar os carismas".
A respeito da essência da Renovação carismática Católica, Michelle disse que ela deve ser "aberta ao Espírito Santo: "Devemos ser muito abertos a tudo que o Espírito Santo nós pede, até mesmo para as próximas fases do movimento carismático. Como lideres da Renovação devemos escutar ao Senhor, discernir e caminhar passo a passo segundo as orientações que o Espìrito está indicando".
Segundo os organizadores do colóquio, o uso eficaz dos carismas para a evangelização e a proclamação da Palavra de Deus resultam em cerca de 150 milhões de fiéis católicos no mundo. Esses dados, conforme foi divulgado, motivaram estudiosos e líderes da Renovação Carismática e Novas Comunidades a se reunirem para aprofundar o Tema "Dons Carismáticos e o seu uso na igreja primitiva atravessando os séculos até os dias de hoje", na Casa de Exercícios Espirituais "Nossa Senhora Mãe da Misericórdia", em Roma.
Este encontro é organizado pelos dois principais organismos de coordenação da Renovação Carismática Católica (ICCRS), com sede no Vaticano, e Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships, com sede na cidade italiana de Bari), em colaboração com o Pontifício Conselho para os Leigos. Trata-se de uma continuação do primeiro congresso, ocorrido em 2001. Entre os Participantes, estão Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, o Arcebispo de Palmas, Dom Alberto Correa, Padre Ruffus da cidade de Bombaim na Índia e Mateo Calise da Itália Fundador da Comunidade Gesu.
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=256151