Seja Bem Vindos / Welcome

domingo, 14 de junho de 2009


Santo Antônio de Pádua; grande teólogo e pregador
Arquivado em: Videos — roma at 4:20 am on sábado, junho 13, 2009
Fernando Martin e Bulhoes de Taveria Azevedo. O nome parece grande e talvez não facilite a compreenssão. Vamos tentar outra vez, com um nome mais simples: Santo Antônio. É ele mesmo: o santo franciscano que atrai devotos no mundo inteiro. Por um lado, e conhecido como Santo Antônio de Pádua, por outro e conhecido como Santo Antônio de Lisboa. A explicação para os dois nomes é simples. Santo Antônio nasceu em Lisboa Portugal e na cidade italiana de Pádua viveu grande parte de sua vida. A primeira etapa de sua vida religiosa ele viveu em Portugal como Agostiniano e em Pádua como frade da ordem de São Francisco de Assis.
Na Itália ele passou a ser conhecido como grande teólogo e pregador. O aparelho fonador do santo foi preservado da corrupção e esta exposto para a veneração dos devotos que visitam a cidade Ele foi canonizado pelo papa Gregorio nono em 1232 e proclamado doutor da igreja em 1946. Sua fama se espalhou por todo o mundo, atraindo devotos de todas as idades, inclusive no Brasil onde a devocão é bem expressiva.

Estamos falando do Cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o clero, desde 2006. Asssim como todos os cardeais que passam a ser titulares de uma igreja em Roma quando recebem o Cardinalato, Dom Cláudio Hummes recebeu esta Igreja em 2001, onde ele faz questão de celebrar uma vez por semana. Aqui a Fe e a tradição dos brasileiros com certeza esta bem representada.
http://blog.cancaonova.com/roma/2009/06/13/santo-antonio-de-padua-grande-teologo-e-pregador/