Seja Bem Vindos / Welcome

domingo, 28 de junho de 2009


SÃO PEDRO E SÃO PAULO

São Pedro, primeiro Papa
Também chamado de "Príncipe dos Apóstolos", nasceu em Betsaida, centro piscatório da margem nordeste do Mar de Tiberíades, em ano incerto (talvez na primeira década do primeiro século da nossa era), e morreu crucificado em Roma no ano 67, por ordem de Nero, no mesmo dia que São Paulo.
Inicialmente o nome de Pedro era Simão. Era de origem modesta e, tal como seu irmão André, pescador assalariado em Cafarnaúm, pequena cidade piscatória, não muito longe de Betsaida.
Dos doze apóstolos, estes dois irmãos foram os primeiros a ser convidados por Jesus, se bem que André, antes de Simão, logo de seguida ao Seu batismo por João Batista, de quem já era discípulo. Simão foi o designado por Jesus para chefe do grupo dos apóstolos e mais tarde também para Chefe da Igreja, ou seja, primeiro Papa.
Vejamos: Em Cesaréia de Filipe, à pergunta de Jesus: - «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Como todos hesitassem, Simão tomou a palavra e respondeu, categórico: - «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo».
Jesus premiou-lhe a fé e declarou-lhe: - «Também Eu te digo: "Tu és Cefas (que quer dizer Pedro) e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja.» (Mt 16, 13ss). Em Tabigha. Diz a tradição que foi aqui que Jesus Ressuscitado se encontrou com os discípulos e comeu com eles alguns peixes assados nas brasas. Seguiu-se o diálogo, com Simão Pedro, da tríplice confissão, assaz conhecido: - «Simão, filho celebra-se hoje de João, tu amas-me mais que estes?» E o tríplice diálogo, não obstante a tristeza que se apoderou de Pedro ao responder-Lhe: «Tu sabes bem que te amo». Jesus disse-lhe, encerrando o diálogo: «. Apascenta as Minhas ovelhas. Segue-Me».
E estava dito tudo: Pedro era, a partir daquele momento, o primeiro Papa! Não há dúvida que sendo a cultura de Pedro a de um homem simples e rude, qual pescador assalariado, ele era, como o demonstrara tantas vezes no decurso da vida pública de Jesus, um homem generoso, pronto e decidido, virtudes necessárias a quem chefia ou assume grandes responsabilidades.
Estava sempre na primeira linha, não obstante as suas fragilidades humanas. E algumas vezes disso deu provas: - quando para defender Jesus cortou a orelha a Malco; - quando da lavagem dos pés: «Tu, a mim, Senhor? », mas logo acudiu: «. sendo como dizes, então lava-me também as mãos e a cabeça»; - quando da negação, o coração de Pedro saltou aos olhos numa fonte de lágrimas; - e ainda, antes, no Tabor: «Senhor, se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e outra para Elias».
Apesar de tudo foi ele, homem simples, que Jesus escolheu para Chefe da Sua Igreja. O papado de Pedro começou logo após a morte de Jesus, em Jerusalém; mais tarde foi transferido para Antioquia, enquanto Pedro lá esteve sediado; finalmente, no ano 43, passaria definitivamente para Roma, cabeça do Mundo de então.
E o poeta remata, referindo- se ao primeiro Pedro, ao atual e aos futuros que lhe seguirem: «Apascenta firme os meus cordeiros / condu-los p´los caminhos e carreiros / da salvação até ao fim do mundo!»
O túmulo de São Pedro, que só foi localizado na primeira metade do século XX, encontra-se na cripta da Basílica Vaticana, com o seu nome, a maior e mais ampla igreja do orbe católico.

São Paulo, Apóstolo dos Gentios
Depois de Jesus, é a figura mais importante na história do Cristianismo. Nasceu em Tarso, Cilícia, hoje fazendo parte da Turquia, cerca do ano 10 da nossa era, e morreu em Roma, no ano 67, decapitado, por mandato do imperador Nero, perseguidor dos Cristãos.
Oriundo de família judia, foi, como seu pai, naturalizado cidadão romano e ambos eram fariseus, seita judaica que se caracterizava pelo puritanismo hipócrita, julgando-se superiores a todos os restantes concidadãos, ao ponto de não se misturarem. Vítima da sua intolerância foi também a Igreja nascente, sobre a qual sempre desencadearam forte e cruel perseguição.
Saulo, assim se chamava então, era na dita seita notável ativista e perseguidor, esforçando-se por devastá-la logo desde o início, impedindo a sua dispersão, na circunstância para norte, no sentido da Síria. Mas quando, numa das suas invetivas, ia a caminho de Damasco, com correio e ordens para as sinagogas, a fim de se oporem à difusão do Evangelho, forte clarão sobrenatural o derrubou do cavalo que montava e ficou cego, tal a intensidade do mesmo, só tendo recuperado a vista ao fim de três dias, através da intervenção de Ananias, por mandato do Senhor.
A viragem (conversão) deu-se e de imediato recebeu o batismo, desde logo começando a proclamar nas sinagogas aos seus correligionários que, afinal, Jesus era o filho de Deus e o Messias que se aguardava. Semanas depois foi a Jerusalém com Barnabé que o apresentou aos Apóstolos, contando- lhes o que havia sucedido.
Dali voltou para Tarso e, de seguida, para Antioquia, onde durante um ano inteiro evangelizou com Barnabé. Foi nesta cidade que os discípulos de Jesus começaram pela primeira vez a ser tratados pelo nome de cristãos.
Seguiu-se a evangelização de Chipre, juntamente com Barnabé, dali natural, onde Saulo mudou o seu nome para Paulo.
O «Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova» viria a concretizar-se, por assim dizer, posteriormente com as três grandes viagens de São Paulo, todas elas repletas de dificuldades (prisões, açoites, naufrágios e outros enormes problemas), as quais tiveram por términos principais, além de Antioquia, a Grécia e Itália (Roma); e há quem afirme a Espanha.
O maior missionário de sempre tudo suportou para «completar em si o que faltava à Paixão de Cristo», como escreveria. Como transparece das 14 epístolas que nos deixou, o centro de toda a sua teologia é Jesus Cristo Filho de Deus, que sempre proclamou através do seu temperamento arrebatado, unido à sua enorme espiritualidade de convertido.
São Paulo, depois de São Lucas, é o mais rico e correto dos escritores do Novo Testamento e deixou nas suas obras páginas de rara beleza e perfeição literária, comparável às de alguns dos melhores clássicos.
O "Apóstolo das Gentes" está sepultado na Basílica que tem o seu nome, São Paulo "extra muros", notável também pela sua amplitude.

Fonte: Catolicanet
http://www.diocesedejales.org.br/liturgia/liturgia_detalhes.asp?id=278