Seja Bem Vindos / Welcome

domingo, 7 de março de 2010

A Mediação Universal de Maria

O Concílio Vaticano II deixou claro, ainda uma vez, que nenhuma criatura pode ser comparada a Jesus, “Verbo Encarnado e Redentor”. Eis por que a função materna de Maria para com os homens, ou seja, todos os aspectos de suas ações mediadoras, devem ser sempre e de qualquer maneira computada entre as cooperações humanas suscitadas e dependentes de Cristo. Dentro desta perspectiva é que se deve penetrar na doutrina clara e segura sobre a mediação de Maria com relação às graças concedidas por Deus aos homens.
O Cardeal Mercier, arcebispo de Malines, na Bélgica, em 1921 com a colaboração teológica da universidade Lovaina e com o apoio de todo o episcopado belga, de todo o clero e dos fiéis pediu e conseguiu da Santa Sé a aprovação da  ......
Missa e do Ofício próprios em honra de Maria medianeira de todas as graças, sendo sua festa celebrada a 31 de agosto. Não se tratou de uma definição dogmática. Sobre este tema cumpre se separe as manifestações devocionais exageradas sobre o poder da Mãe de Deus e a elaboração de uma teologia segura e equilibrada, baseada nos dados da revelação e na analogia profunda com o mistério da grande missão de Cristo mediador.

Não se pode duvidar do poder de intercessão de Maria e o fato ocorrido em Cana da Galiléia é sumamente expresso. Em virtude disto, Pio XII empregou a expressão “Onipotência Suplicante”, referindo-se ao valimento dela diante do trono de Deus e, já antes, São Bernardo afirmara que jamais se ouviu dizer que alguém a tivesse invocado e não fosse atendido.

Cristo, portanto, é nosso único Mediador (1 Tm 2,5-6) por ser causa principal, independente, auto-suficiente e necessária da Redenção e de todos os seus frutos, sendo que Sua mãe é medianeira como causa secundária, dependente, não auto-suficiente e hipoteticamente necessária para se obter a salvação e os favores celestes decorrentes da mesma. Ela foi a grande cooperadora na obra salvífica da humanidade, sendo, realmente, a Mãe espiritual de todos os cristãos para os quais obtém os auxílios necessários no processo soteriológico. É neste sentido que ela pode ser dita co-redentora. Sua missão salvadora é indiscutível no plano redentor estabelecido por Deus. Esta é a causa imediata das graças concedidas aos homens, sendo Maria a causa mediata, instrumental. O Ser Supremo dela se serve para a efusão e produção dos benefícios a favor dos seres racionais peregrinos neste mundo. Daí a confiança dos batizados nesta Mãe admirável que nos deu o Salvador.

É mistério mariano inserido, não separado, do mistério cristológico, eclesiológico. Fora desta realidade a dimensão que se dar ao papel de Maria é equivocado, ultrapassando o ensinamento bíblico. Além disto, não se pode referir a Nossa Senhora o papel que cabe ao Divino Espírito Santo na obra santificadora dos epígonos de Jesus, Ele o Paráclito enviado para consolidar a obra redentora. O direcionamento da devoção popular a Maria, felizmente, tem esclarecido tudo isto, no que redunda em maior louvação àquela que merece, de fato, todos os louvores e na qual se centram esperanças fundamentadas dos que querem chegar ao céu. Redimir só cabe a Cristo, mas como Ele veio até nós por Maria, esta se torna o caminho normal para se chegar a Ele e receber os frutos que promanaram de Seu lado aberto lá no Gólgota.

Cumpre, além disto, relacionar o título de Medianeira de todas as Graças ao dogma da Assunção de Maria aos céus, pois lá ela continua seu papel maternal e de co-redenção dos homens. Ela continua, através dos tempos, empenhada em sustentar e promover o progresso e santificação de todos os seus filhos espirituais, estando à sua espera na Casa do Pai. Deste modo, a atuação de Maria abrange tudo que diz respeito ao ser do cristão e do seu agir antes de chegar à beatitude definitiva na Cidade dos Santos. É deste modo que uma esclarecida mariologia contribui para o progresso espiritual de cada um, levando o cristão a confiar na proteção materna daquele cujas virtudes devem ser imitadas como condição de se obter os favores que Ela pode alcançar do Todo-Poderoso.* Professor no Seminário de Mariana - MG

Por: Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho -http://www.cleofas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!