Seja Bem Vindos / Welcome

domingo, 20 de junho de 2010

Missa bem celebrada 
é a melhor catequese eucarística, assegura Papa

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 18 de junho de 2010 (ZENIT.org).- “A melhor catequese sobre a Eucaristia é a própria Eucaristia bem celebrada”, assegura Bento XVI, ao exortar toda a Igreja a celebrá-la com toda a dignidade.
O Pontífice deu esta indicação central aos participantes do congresso da diocese de Roma, que começou no dia 15 de junho, na Basílica de São João de Latrão, catedral do bispo da Cidade Eterna. “A Santa Missa, celebrada com   .....
respeito pelas normas litúrgicas e com um uso adequado da riqueza dos sinais e gestos, favorece e promove o crescimento da fé eucarística”, garantiu o Papa.
“Na celebração eucarística, não inventamos algo, e sim entramos em uma realidade que nos precede; mais ainda, ela abarca o céu e a terra e, portanto, também o passado, o futuro e o presente.”
“Esta abertura universal, este encontro com todos os filhos e filhas de Deus, é a grandeza da Eucaristia: saímos ao encontro da realidade de Deus presente no corpo e no sangue do Ressuscitado entre nós.”
Portanto, “as prescrições litúrgicas ditadas pela Igreja não são algo exterior, mas expressam concretamente esta realidade da revelação do corpo e sangue de Cristo e, desta forma, a oração revela a fé”.

Segundo o Bispo de Roma, “é necessário que, na liturgia, apareça de forma clara a dimensão transcendente, a dimensão do mistério do encontro com o Divino, que ilumina e eleva também a dimensão ‘horizontal’, isto é, o laço de comunhão e de solidariedade que se dá entre os que pertencem à Igreja”.
De fato, “quando prevalece esta última, não se compreende plenamente a beleza, a profundidade e a importância do mistério celebrado”.
O Papa deu este conselho aos fiéis de Roma, em particular aos seus sacerdotes: “Celebrai os divinos mistérios com uma participação interior intensa, para que os homens e mulheres da nossa cidade possam santificar-se, entrar em contato com Deus, verdade absoluta e amor eterno”.
E exortou os católicos de Roma a “prestar mais atenção, entre outras coisas com grupos litúrgicos, à preparação e celebração da Eucaristia, para que os que participam possam encontrar o Senhor. Cristo Ressuscitado se faz presente em nosso hoje e nos reúne ao seu redor”.

Por: http://www.zenit.org

2 comentários:

  1. Olá! Concordo com o Papa,a melhor catequese é uma missa.Seu blog é muito bom.Fica na Paz do Senhor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas a eucaristia deve ser vivida. Não podemos nos tornar indiferentes à santa missa. Desde o canto de entrada, momento pelo qual nos sentimos acolhidos nos braços de Deus...devemos estar nos preparando para a santa comunhão...lembrando a todo momento das palavras de Jesus..."eis o meu corpo e meu sangue...fazei isso em memória de mim".
    Revivemos a todo o instante a vida de Jesus. Façamos tudo isso com amor e consciência.

    Permaneçam em Cristo

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!