domingo, 21 de novembro de 2010

 Vaticano: nada muda com fala de papa sobre camisinha

O Vaticano alertou neste domingo que não há nada de "revolucionário" na afirmação do papa Bento XVI de que o uso da camisinha em circunstâncias excepcionais pode ser um ato responsável no combate à disseminação do HIV. O principal porta-voz da Santa Sé, reverendo Federico Lombardi, divulgou . . . . .
um comunicado destacando que o comentário do papa que está num livro que será publicado nesta terça-feira não "reforma nem muda" os ensinamentos da Igreja, que proíbe o uso de preservativo e outros métodos contraceptivos. Bento XVI tampouco está "justificando moralmente" o exercício ilimitado da sexualidade, acrescentou Lombardi.
O papa acredita que o uso de camisinha para diminuir o risco de infecção é a "primeira assunção de responsabilidade", diz o comunicado, usando um trecho do livro. "O raciocínio do papa não pode de modo algum ser definido como uma mudança revolucionária", disse o porta-voz.
Bento XVI falou em entrevista a um jornalista alemão. O jornal do Vaticano L'Osservatore Romano divulgou ontem trechos do livro, "Luz do Mundo", três dias antes da publicação.
Na entrevista, Bento XVI afirmou que em certos casos, como prostituição masculina, o uso da camisinha pode ser um primeiro passo em assumir responsabilidade moral para conter a disseminação do vírus que causa a Aids.
Lombardi destacou que o papa enfatizou a principal recomendação da Igreja na luta contra a Aids - a abstinência sexual e fidelidade entre os que são casados. O porta-voz citou as palavras de Bento XVI de que a Igreja "não considera isso (o uso de preservativo) como solução real ou moral". "Com isso, o papa não está reformando ou mudando o ensinamento da Igreja, mas reafirmando-o, colocando-o no contexto do valor e da dignidade da sexualidade humana como expressão de amor e responsabilidade", disse o porta-voz.

Por: Associated Press.

3 comentários:

  1. Olá, meus irmãos
    Percebo que como percebemos só o que nos convém...
    No que se refere ao outro...
    Dê uma olhada no meu post de anteontem (Domingo), por gentileza:
    Estou fazendo uma semana de reflexões com textos sobre o silêncio, acompanha,tá?
    Saudações com votos de paz e alegria no início da nova semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigos! Desculpem-me utilizar o espaço de comentários para divulgar a vocês o blog Vigiai (http://vigiai.blogspot.com), o qual venho mantendo a partir desta semana.

    Deixo-o à disposição para vossa visita. As portas estão abertas!

    Parabéns pelo blog!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo, gostaria de agradece-lo por acompanhar o Politica...Por outro lado virei aqui sempre que possivel para poder buscar aquela paz necessaria para sobrevivermos neste mundo de incertezas. Abracos. Fique com Deus. Tereza.

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar!