Seja Bem Vindos / Welcome

domingo, 18 de setembro de 2011

I Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio

O I Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio aconteceu neste sábado (17), no Rio de Janeiro – RJ, e teve seu início com a apresentação de Marcus Cazumba, organizador do E+blogRio, e Padre Marcio Queiroz, coordenador da pastoral da comunicacao da Arquidiocese do Rio de Janeiro.Sílvia Helena, assistente social e jornalista, fez a primeira palestra, falando sobre a importância de viver os valores cristãos nos meios em que atuamos. Em seu colóquio procurou resgatar a  ......
consciência cristã de cada blogueiro, mostrando que “antes de qualquer título, somos pessoas que precisamos ter um encontro pessoal com Jesus e buscarmos uma experiência diária”. A jornalista ainda destacou a importância do leigo na Igreja, e informou que o Rio tem pouco mais que 49% de católicos, sendo o segundo menor índice de católicos no BRASIL, só perdendo para São Paulo. Segundo Sílvia, o Rio tem o cenário ideal para evangelização nos dia de hoje.  “Somos da geração de João Paulo II” afirmou.
Na segunda palestra, Nice Afonso, editora responsável pelo portal da arquidiocese, com o tema “Liberdade, responsabilidade e clareza na comunicação católica”, falou sobre a importância de ser um pessoa decidida de seus valores, nunca ceder as questões que vão contra os nossos princípios. “o blog tem o poder de alcançar pessoas que talvez a Igreja não alcançaria”, declarou Nice. “Você pode e deve sempre ter uma atitude cristã”, conclui a editora.
Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, também marcou presença no evento, dizendo que “muito mais do que aprender as técnicas e as formas para um bom trabalho como blogueiro, o mais importante deste evento é reunir as pessoas para aprofundar os valores da nossa fé”, disse o Arcebispo. Padre Marcos Wiliam participou deste momento falando da importância de querermos evangelizar por estes meios.
A equipe de comunicação do portal da arquidiocese falou de sua experiência de trabalhar no segmento religioso e a necessidade de ter uma linguagem específica para este segmento, e encorajou a todos presentes a se dedicarem neste trabalho de evangelização. Ao final, um momento de oração entre os blogueiros.
Na parte da tarde, houve uma mesa redonda com debates sobre a evangelização através dos blogs, em seguida os participantes foram divididos em quatro grupos, onde trocaram experiências vividas sobre a forma como trabalham com seus blogs. No final um representante de cada grupo apresentou as conclusões dos grupos, finalizando assim o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!