Seja Bem Vindos / Welcome

domingo, 4 de março de 2012

Até as doenças obedecem a Jesus


No Evangelho de São Lucas capítulo 4,38-39, Jesus, após sair da sinagoga (templo, igreja) se dirigiu até a casa da sogra de Simão, mais conhecido como Pedro, pois ela estava doente. Lucas não citou no livro sagrado se Jesus estava sozinho ou acompanhado de seus discípulos e apóstolos, também não escreveu detalhes sobre as características da mulher de Pedro, sobre seu casamento, se ela era viva ou se estava morta, se era feia ou bonita, isso com certeza não era o ........
interesse do evangelista (hagiógrafo), mas sim, escrever acerca do foco central: a febre alta da sogra de Simão e a respectiva visita e cura que Jesus realizou na vida daquela mulher. Podemos supor que Pedro convidou a Jesus para ir até lá, pois o Mestre curava as doenças das pessoas que o procurava e os Apóstolos sabiam disso. E não foi diferente com àquela mulher, ela foi curada por Jesus.
O Interessante no texto bíblico citado é que Jesus dialoga com a doença (febre alta) e não com a enferma: “ordenou ele à febre”, e mais, ele deu uma ordem direta para que tal patologia saísse do corpo daquela mulher, esplêndido! A doença obedeceu imediatamente a Jesus: “ela levantou-se imediatamente”, ou seja, a mulher ficou curada após as sagradas palavras que Jesus pronunciou.
Outro aspecto ainda não abordado pelo articulista é a questão do “servir”. Após a cura da mulher, lendo outros evangelhos, pode-se perceber que quando Jesus cura alguém, tal pessoa fica pronta para a missão como ocorreu no livro de Lucas: e ela (sogra) “pos-se a servi-los”. O Evangelho não diz claramente se a sogra de Simão estava deitada sobre uma cama, porém, dá prá deduzir que sim: “Ela levantou-se”. Para levantar, uma pessoa deve estar sentada ou deitada, no caso em questão seria muito difícil está sentada (posição desconfortante) para uma pessoa que está com febre alta. Mas o principal objetivo de ter retomado esse texto foi em detrimento de ressaltar que tal doença impedia a mulher de servir os visitantes, e mais, de ir ao encontro do outro, de realizar a missão.
Portanto queridos irmãos (as), quando Jesus vem ao nosso encontro, assim como Ele foi de encontro com a sogra de Pedro, a coisa fica diferente, até mesmo às doenças não são páreas para o Médico dos médicos. Peçamos a graça de sermos curados por Jesus, assim como eles pediram para Ele ir ao encontro daquela mulher. Amém.

Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas (Pós-graduando em Ensino Religioso – Teólogo e Licenciado em Letras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!