Seja Bem Vindos / Welcome

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Entender o verdadeiro significado da cruz"

Estou feliz de compartilhar com vocês as recentes alegrias e ansiedades da Igreja na Nigéria, que está empenhada em testemunhar Cristo diante do terrorismo popularmente conhecido como Boko Haram. Esta situação leva os cristãos nigerianos a uma reflexão e uma apreciação mais profunda do valor do martírio, estimado pela Igreja. Ao contrário da mensagem de prosperidade, os católicos nigerianos, em particular, têm vindo a compreender o verdadeiro significado da Cruz como participação na paixão de Cristo. E a própria vida se transforma em uma peregrinação de fé com o Senhor Jesus em direção ao Calvário. Ser cristão, no contexto nigeriano, vai além da participação nas missas aos domingos. Um esboço da perspectiva do fenômeno ........
Boko Haram na Nigéria: - Vale a pena notar que os cristãos não são os únicos que perderam suas vidas por causa das bombas e tiros de Boko Haram, mas, como mostra algumas estatísticas, também muitos muçulmanos. - Nem todos os muçulmanos defendem o que o Boko Haram procura difundir na Nigéria. Muitos admiram as virtudes cristãs de amor e de paz, que segundo eles também são promovidas pelo Alcorão.- Muitos de nossos irmãos e irmãs muçulmanos desejam se converter ao cristianismo, mas não pode fazê-lo por medo de perder suas vidas. Enquanto a Igreja universal celebra o Ano da Fé, os bispos nigerianos exortam os seus rebanhos a observar o seguinte: - Nós católicos devemos exercitar a paciência em nossos contatos com aqueles que se opõem e lutam contra os nossos interesses, sem recorrer à violência e muito menos à vingança; - Devemos continuar a falar de paz com os nossos detratores, buscando maneiras significativas e maduras de diálogo que, ao longo do tempo, pode levar a paz e a concórdia duradoura; - Nossos esforços para trabalhar em favor do diálogo e da paz não devem ser interpretados como sinal de fraqueza, mas sim como um sinal da força que vem do Senhor Jesus, que é a nossa ressurreição e vida; - Devemos promover uma catequese sólida nas famílias, escolas e pequenas comunidades cristãs. Finalmente coloquemos todos os nossos esforços a favor de uma paz duradoura nas mãos de nossa mãe bendita, a Medianeira de todas as graças.
(Trad.MEM)

Intervenção "por escrito" de Dom John Ebebe Ayah, bispo de Ogoja, Nigéria - CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 23 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - Publicamos aqui o pronunciamento do Bispo da diocese de Ogoja, Nigéria, Dom John Ebebe Ayah, entregue por escrito, no dia 19 de outubro, aos Padres Sínodais.
Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!