Seja Bem Vindos / Welcome

quarta-feira, 7 de março de 2018

PAIS, OS NOSSOS PRIMEIROS MESTRES DA VIDA!

PAIS, OS NOSSOS PRIMEIROS MESTRES DA VIDA!
Escolhi o título desse texto para lembrar e fazer jus da real importância que nossos pais tiveram e tem como nossos primeiros Mestres da vida. Cada dia que passa percebe-se que a sociedade quase que no geral tem banalizado esse princípio mencionado, pois a mesma não tem valorizado e exaltado àqueles que por excelência nos passaram as primeiras lições que um limitado ser humano nascente não saberia por si só fazer. 
Pai e mãe, ou seja, homem e mulher pelo qual eu e você fomos gerados biologicamente, que cada vez mais são esquecidos nesta sociedade capitalista e hedonista. Nestas linhas farei lembrar os seus
méritos e direitos por àqueles que se esqueceram desses Magnos baluartes por excelência. Desde nossa tenra concepção foram eles, sim foram eles pai e mãe que zelaram por nós, dando nos alimentos, cuidados, proteção e amor para que nada de mal ocorressem comigo e com você. Nessa perspectiva fomos criando forma fisicamente sadia para poder alcançar novas fases e romper novos desafios na vida. E quem estaria lá conosco? Eles! Sim os grandes Mestres da Vida para nos guiar num caminho novo e cheio de obstáculos. O primeiro deles, por exemplo, foi na aquisição do andar, fico a pensar na tamanha paciência que eles tiveram conosco para que tal empreendimento fosse concretizado. Quantas vezes foram necessárias após uma queda, um tombo ou um choro para eles nos motivarem? E mais nos levantar do solo para que nova tentativa fosse realizada com sucesso, não importando nossos pais se íamos cair novamente, pois o importante era que estavam ali para nos assessorar nessa nova aprendizagem de andar com os próprios pés. Então, você consegue ver agora a maestria dessa docência impar realizada por nossos pais de ensinar a quem ainda não sabe andar? De não ficar no chão quando cair? Esse trabalho eles realizavam anteriormente aos profissionais talentosos existentes em nossa sociedade que são responsáveis hoje por essa função, tais como: médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e outros que trabalham com esse fim em detrimento de alguma limitação em qualquer fase da vida.
Não paro por aqui ainda, pois eles sim têm que ser reconhecidos por Mestre da Vida por Primeiro, pois as primeiras palavras aprendidas por nós na infância não foram os pedagogos e letrados que nos ensinaram, mas sim os nossos genitores. Foram eles a inculcar a “fórmula mágica” das letras audíveis em nossos ouvidos, assim sendo começamos a praticar a fala.
Portanto, fomos crescendo física e intelectualmente sob a tutela e maestria desses Magnos Arautos do Saber. Ficaria aqui discorrendo o dia e a noite inteira incansavelmente até acabarem as linhas do meu caderno e a tinta da minha caneta acerca dos méritos que nossos pais têm em serem merecedores do título de Mestre da Vida. Sei que muitos discordarão do conteúdo aqui explicitado, porém existem várias e várias realidades conceituais no mundo acerca do modo de criar filhos. Mas, eu não quero entrar nessa seara, por que essa é a minha concepção e experiência e eu sei que também houvera milhares iguais a minha nesse mundão de meu Deus. Por isso, antes de me criticar, ponha a mão na consciência e reconheça que mesmo não sendo você criado por um pai, mãe, avô, avó, etc, deve te sido por outro nome, mas sem dúvida nenhuma foi e sempre será o seu Mestre da vida por excelência.

Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas - Teólogo - Especialista em Ensino Religioso – Lic. Educação Física - Lic. em Letras Português - Pedagogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!