Seja Bem Vindos / Welcome

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

ESCOTISMO CATÓLICO: UM APOSTOLADO PARA A SANTIDADE

Quem nunca ouviu falar em escoteiros? Talvez um dia você já esbarrou com algum por ai na rua ou quem sabe falou com um sem saber. Afinal quem são eles? Segundo o dicionário Aurélio: escoteiro (a) é aquele (a) pessoa que viaja sem ou com pouca bagagem, pioneiro, explorador, membro de uma associação escotista, tripulante de uma baleeira (embarcação miúda) etc. Atualmente, o Escotismo é praticado por várias associações no mundo, em Portugal, por exemplo, pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) e no Brasil temos a Associação das Guias e Exploradores do Brasil (AG&E) que adotou a pedagogia da União Internacional das Guias e Escuteiros da Europa (UIGSE-FSE). Ambas as associações praticam escotismo de acordo com os valores cristãos segundo os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana. Todo programa educacional do Escoteirismo Católico baseia-se na obra “Escotismo para Rapazes” de Baden-Powell e na execução do método escoteiro tradicional, tal como reconhecido pela UIGSE-FSE.
Mas quem fundou o Escotismo Católico? O escotismo católico surgiu do encontro do Padre Jacques Sevin com o General Robert Baden-Powell em 20 de Setembro de 1913 na Inglaterra para avaliar a eficácia do método escoteiro. Jacques Sévin foi um padre da Ordem Jesuíta fundada por Santo Inácio de Loyola, nasceu no dia 7 de Dezembro de 1882 e morreu em 19 de Julho de 1951.
Preocupado com a renovação dos métodos pedagógicos nos colégios jesuítas, Sevin percebeu certa discrepância entre o espírito missionário das origens e a vida concreta dos colégios. Por isso o Escotismo de Baden-Powell pareceu-lhe fornecer as ferramentas necessárias para um retorno às origens e redescobrir a intuição correta Inaciana de uma educação ativa, generosa e missionária na qual os objetivos inspiravam métodos.

Padre Sevin deu a pedagogia de Baden-Powell uma alma totalmente cristã, reescrevendo a Lei e a Promessa Escoteira e introduzindo nela a vertente espiritual. Criou também uma “Liturgia” dos compromissos por meio de um Cerimonial e compôs uma série de pequenos poemas para apoiar uma espiritualidade alegre, baseada na promessa e centrada no Batismo. Tudo isso culminou na fundação dos Scouts de France, escoteiros católicos franceses ligados a World Organization of the Scout Movement (WOSM), em português, OMME (Organização Mundial do Movimento Escoteiro). Além disso, criou a Congregação da Cruz de Jerusalém, uma ordem que utiliza como pano de fundo a Cruz de Jerusalém, revelando a abrangência do sacrifício de Cristo pelos quatro cantos do mundo e a Flor de Lis, como um símbolo do escotismo. Sevin utilizou o escotismo como caminho para seguir os apelos de Jesus Cristo, ele próprio disse: “a ambição de todo o chefe de patrulha deve ser seguir o Mestre e ajudar a sua patrulha a fazer o mesmo”.
Por fim, o Escotismo idealizado por padre Sevin é um chamado para um apostolado na Igreja una, santa, Católica e apostólica, ou melhor, um convite para a santidade, ou seja, para que cada escoteiro viva como um verdadeiro imitador de Jesus Cristo, pois essa é a vontade de Deus. O próprio Baden-Powell confirmou isso: “a melhor realização das minhas ideias no escotismo foi feita por um homem de batinas!” A conaturalidade do método escotista com a religião é clara desde o início do escotismo. Como escreveu o Lord Baden-Powell “O Escuteiro é um crente e eu repudio toda a forma de escotismo que não tenha a religião por base”.

Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas

Bacharel em Teologia.

LIVRO A VENDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!