Seja Bem Vindos / Welcome

sexta-feira, 12 de junho de 2020

João, o Batista, o Profeta que morreu pela verdade!


“Dá-me, aqui num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mt 14,8). Instigada pela mãe, a filha pede a Herodes a cabeça do profeta após uma dança que muito lhe agradou, relata o Evangelho de Mateus capítulo 14 versículos de 1-12. Como o rei não podia voltar atrás em sua palavra por causa dos convidados, a vida de João Batista foi ceifada por causa de um pedido.
O Evangelho de Mateus relata que a cabeça do primo de Jesus foi entregue em uma bandeja como se fosse algo a ser servido. O verdadeiro profeta é aquele que paga com a sua própria vida por dizer a verdade. Aquele (a) que não suportam ouvir ou conviver com a Verdade instigam outros que tem o poder a calar aqueles que dizem.
O que podemos tirar de ensinamento desse acontecimento? Que, quem denuncia o pecado, ou os pecados, corre sério risco de ser calado, pois a Verdade incomoda. Podemos tirar ainda que, o profeta que anuncia o Reino de Deus, também denuncia o reino das trevas (pecados). E que os poderosos preferem agradar aos homens a agradar o próprio Deus.
Portanto, concluímos que João Batista preferiu servir a Deus falando e vivendo a Verdade do que aos homens que mascara os seus pecados. O Batista, além de dizer que não era digno de desatar as sandálias de Jesus (Lc 3,16) mostrou ser um homem humilde, nos ensinando que é portador da Verdade e que se preciso for, morrerá por ela, como o fez.

Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas – Teólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!