Seja Bem Vindos / Welcome

terça-feira, 9 de junho de 2020

Rezando o Angelus (com áudio)

A oração do Angelus é uma das mais importantes e tradicionais para nós católicos, que relembramos do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador, e ao mesmo tempo relembramos a fé e humildade de Maria que aceitou o pedido de Deus levado pelo Arcanjo Gabriel.

O Nome "Angelus" é dado devido ao Arcanjo Gabriel que trouxe o anúncio de que Nossa Senhora seria a Mãe de Jesus Cristo. O Sim de Maria dá cumprimento ao anúncio dos profetas: “Uma Virgem conceberá e dará à luz o Salvador".

Por que rezar o Angelus?

O Papa Paulo VI incluiu a oração no documento Marialis cultus, exortando a manter vivo o costume de recitá-la diariamente.  O Angelus do meio-dia – hoje o mais difundido, mesmo porque é vivido como forma de pausa durante o dia e elevação do pensamento a Mãe do Céus – foi o último a ser introduzido na prática dos fiéis e difundiu-se muito lentamente. Sob o Pontificado do Papa Sisto IV (1471-1484), o Angelus do meio-dia foi introduzido também na Inglaterra, a pedido da Princesa Elizabeth, futura mãe de Henrique VIII. Em um livro de orações de 1526, se especificava que Sisto IV havia concedido especial indulgência a quem tivesse recitado “três Ave-Marias às 6 da manhã, ao meio-dia e às 6 da tarde”.

Quando o Angelus deve ser orado ?

O Angelus é tradicionalmente orado às 6 horas da manhã, ao meio-dia e às 18:00, sendo muito comum em algumas comunidades católicas os sinos badalarem nestes horários para relembrar do compromisso, com a tradicionalmente conhecida "hora da Ave-Maria".

Como rezar o Angelus ?

O Ângelus é composto por três invocações, cada uma com a sua resposta, e as três juntas descrevem o mistério da Encarnação de Jesus Cristo. As invocações são acompanhadas de uma jaculatória, uma breve oração e três Glórias.

------------------------------------------------------------------------------


ORAÇÃO DO ANGELUS

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria cheia de graças o Senhor é …

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.

Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.

Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.

Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!