quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Coisas necessárias para se fazer uma boa comunhão

1. Estar em estado de graça
2. Guardar jejum de um hora antes da comunhão
3. Saber o que se vai receber e aproximar-se da sagrada comunhão com devoção
Explicações sumárias:
A) Estado de graça quer dizer: ter a consciência limpa de todo pecado mortal. Comete sacrilégio i incorre na sentença de condenação quem recebe a comunhão em estado de pecado mortal.
B) Saber o que vai receber, conhecer e acreditar firmemente o que a Doutrina católica ensina sobre este Sacramento. Ou seja, Jesus Cristo está real, verdadeira e substancialmente presente na Comunhão .
C) Com devoção? Aproximar-se com humildade e   .........
modéstia, tanto na própria pessoa como no modo de vestir, fazer preparação antes e, por cerca de 10 minutos s, a ação de graças depois da comunhão.
D) Ação de graças depois da comunhão: conservar-se recolhido, a honrar a presença de Nosso Senhor dentro de nos, renovando com atos de fé, de esperança, de caridade, de adoração, de agradecimento, de oferecimento e de súplica, pedindo sobre tudo aquelas graças que são mais necessárias para nós e para aqueles por quem somos obrados a rezar.
E) Como conseqüência, o dia da comunhão, máxime se for diária, deve transcorrer no recolhimento, bem como cumpri com grande esmero os deveres de estado.
Santa Teresa de Ávila dividia o dia em duas partes: a preparação, antes da comunhão, e as restantes 12 horas em agradecimento pela comunhão.
F) Permanência de Jesus em nos: com sua presença real enquanto não são consumidas as espécies eucarísticas, e com sua graça, enquanto não pecamos mortalmente. Reduzimos essa graça pelo pecado venial deliberado, e a aumentamos através de atos de virtude.

http://www.catolicismo.com.br

Um comentário:

  1. Olá,
    A Presença de Jesus em nosso coração quando O recebemos na Eucaristia é algo indescritível... e REAL...
    Postei o seu selinho a nós oferecido no meu de Mimo:
    http://espiritual-mimo.blogspot.com.br/2012/08/selo-4-anos-de-blog.html
    DEUS te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Abraços fraternos e festivos de paz

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar!