Seja Bem Vindos / Welcome

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

3 COISAS NECESSÁRIAS PARA SE FAZER UMA BOA COMUNHÃO

3 COISAS NECESSÁRIAS PARA SE FAZER UMA BOA COMUNHÃO

1. ESTAR EM ESTADO DE GRAÇA;

2. GUARDAR JEJUM DE UMA HORA ANTES DA COMUNHÃO;

3. SABER O QUE SE VAI RECEBER E APROXIMAR-SE DA SAGRADA COMUNHÃO COM DEVOÇÃO;

EXPLICAÇÕES SUMÁRIAS

A) Estado de graça quer dizer: ter a consciência limpa de todo pecado mortal. Comete sacrilégio e incorre na sentença de condenação quem recebe a comunhão em estado de pecado mortal.

B) Saber o que vai receber, conhecer e acreditar firmemente o que a Doutrina Católica ensina sobre este Sacramento. Ou seja, Jesus Cristo está real, verdadeira e substancialmente presente na Comunhão.

C) Com devoção? Aproximar-se com humildade e modéstia, tanto na própria pessoa como no modo de vestir, fazer preparação antes e, por cerca de 10 minutos, a ação de graças depois da comunhão.
D) Ação de graças depois da comunhão: conservar-se recolhido, a honrar a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo dentro de nós, renovando com atos de fé, de esperança, de caridade, de adoração, de agradecimento, de oferecimento e de súplica, pedindo sobre tudo aquelas graças que são mais necessárias para nós e para aqueles por quem somos obrigados a rezar.

E) Como conseqüência, o dia da comunhão, sobretudo se for diária, deve transcorrer no recolhimento, bem como cumprir com grande esmero os deveres de estado. Santa Teresa de Ávila dividia o dia em duas partes: a preparação, antes da comunhão, e as restantes 12 horas em agradecimento pela comunhão.

F) Permanência de Jesus em nos: com sua presença real enquanto não são consumidas as espécies eucarísticas, e com sua graça, enquanto não pecamos mortalmente. Reduzimos essa graça pelo pecado venial deliberado, e a aumentamos através de atos de virtude.

http://www.catolicismo.com.br

5 comentários:

  1. Olá,
    A Presença de Jesus em nosso coração quando O recebemos na Eucaristia é algo indescritível... e REAL...
    Postei o seu selinho a nós oferecido no meu de Mimo:
    http://espiritual-mimo.blogspot.com.br/2012/08/selo-4-anos-de-blog.html
    DEUS te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Abraços fraternos e festivos de paz

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo esclarecimento sobre a comunhão. Confesso que tendo aprendido quando criança tenho relaxado bastante.e mais ainda que não osso receber a comunhão sacramentalmente por causa da COVID.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e bem irmã, jamais podemos deixar de receber Jesus, por que não deixamos de comer, beber, sair pra trabalhar ou estudar, mesmo em tempo de COVID precisamos ainda mais ir ao encontro de Jesus na Eucaristia. Não se deixe enganar!

      Excluir

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!