Fioretti de São Francisco de Assis


Fioretti, que significa "pequenas flores", foram escritos em italiano antigo no século XIV. Essas histórias, transmitidas oralmente pelos discípulos de São Francisco, foram finalmente registradas no papel naquela época. Os Fioretti não têm a intenção de narrar eventos históricos, mas sim de refletir o pensamento dos frades da época, revelando verdades sobre São Francisco e Santa Clara. Neles, lendas se misturam com fatos reais, e sua leitura busca transmitir um ensinamento espiritual, oferecendo uma verdadeira formação franciscana.

Capítulo 1

Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado e de sua Mãe, a Virgem Maria. Este livro contém alguns Fioretti, milagres e exemplos devotos do glorioso pobrezinho de Cristo, Monsenhor São Francisco, e de alguns santos seus companheiros. Em louvor de Jesus Cristo. Amém.

Devemos primeiramente considerar que o glorioso Monsenhor São Francisco, em todos os aspectos de sua vida, seguiu o exemplo de Cristo bendito. Assim como Cristo, no início de sua pregação, escolheu doze apóstolos que abandonaram todas as coisas do mundo para segui-lo na pobreza e nas virtudes, também São Francisco, ao fundar sua Ordem, escolheu doze companheiros que praticavam a mais elevada pobreza. E assim como um dos doze apóstolos de Cristo foi rejeitado por Deus e se enforcou, também um dos companheiros de São Francisco, chamado João da Capela, apostatou e acabou tirando a própria vida.

Esse exemplo serve como uma advertência para os eleitos, inspirando humildade e temor, pois ninguém pode ter certeza de perseverar na graça de Deus até o fim. Da mesma forma que os apóstolos eram conhecidos por sua santidade e pelo Espírito Santo, os companheiros de São Francisco foram homens de tanta santidade que, desde o tempo dos apóstolos, não houve outros tão maravilhosos e santos. Um deles, Frei Egídio, foi arrebatado até o terceiro céu, como São Paulo. Outro, Frei Filipe Longo, teve seus lábios tocados por um anjo com uma brasa, como o profeta Isaías. Frei Silvestre falava com Deus como um amigo conversa com outro, assim como Moisés. Frei Bernardo, o mais humilde de todos, interpretava profundamente as Sagradas Escrituras e tinha uma mente elevada como a águia de São João Evangelista. Por fim, Frei Rufino, um nobre de Assis, foi santificado por Deus e canonizado no céu enquanto ainda vivia neste mundo.

Comments

Popular posts from this blog

Download do Terço da Misericórdia em MP3: Guia Completo para Fortalecer sua Espiritualidade

O Santo Terço e as 15 graças !

COMO CONDUZIR SEU GRUPO DE ORAÇÃO - RCC