Compreender a Bíblia requer disponibilidade à conversão


Na audiência geral desta quarta-feira, 10, na Praça de São Pedro, Bento XVI falou sobre o profundo significado das Sagradas Escrituras, destacando a importância de uma abertura espiritual para compreender plenamente a verdade divina. O Papa enfatizou que, para encontrar o sentido oculto na Palavra de Deus, é necessário um exercício interior especial, onde a razão se dirige, com segurança, ao caminho da verdade.

O foco da catequese de hoje foi "um grande pensador do Ocidente cristão": João Scoto Erígena. Provavelmente nascido na Irlanda no início do século IX, Erígena se estabeleceu no continente, integrando o renascimento carolíngio durante o reinado de Carlos, o Calvo.

Erígena se destacou pelo seu profundo conhecimento dos Padres da Igreja, tanto latinos quanto gregos, e por sua especial admiração por Pseudo-Dionísio, a quem ele considerava o "autor divino" por excelência. Erígena traduziu as obras desse autor do grego para o latim, buscando prolongar suas intuições teológicas.

Toda a obra teológica de João Scoto Erígena é uma jornada rumo à contemplação e à adoração silenciosa de Deus. Ele se esforçou, em seus escritos, para expressar o mistério e a grandeza do Verbo encarnado em Jesus Cristo. Embora seu pensamento não tenha dado origem a uma escola formal, ele continua oferecendo perspectivas valiosas, principalmente sobre a leitura das Escrituras. Para Erígena, a Sagrada Escritura foi dada à humanidade por misericórdia divina, após o pecado, para que o homem pudesse redescobrir aquilo que estava inscrito em seu coração desde a criação, quando foi feito "à imagem e semelhança de Deus".

Compreender a Palavra de Deus, segundo ele, exige tanto uma análise rigorosa do texto bíblico quanto uma abertura contínua à conversão. A clareza da inteligência deve sempre estar acompanhada pela pureza do coração.

Saudação aos Peregrinos

Na audiência, Bento XVI também saudou os peregrinos de língua portuguesa, com destaque para os "Pequenos Cantores" de Amorim, de Portugal, e um grupo do Brasil, da região de Santa Catarina. O Papa disse:
"Dirijo uma cordial saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa, especialmente ao grupo brasileiro de Santa Catarina e aos ‘Pequenos Cantores’ de Amorim, Portugal. Peço à Virgem Mãe que proteja a vida e a família de cada um de vocês, tornando-as um cântico de louvor perene a Deus e uma bênção generosa para aqueles que cruzam o seu caminho. Obrigado por sua jubilosa participação neste encontro com o Sucessor de Pedro. Sobre vocês e seus entes queridos, desça a minha Bênção!"

Postagens mais visitadas deste blog

Download do Terço da Misericórdia em MP3: Guia Completo para Fortalecer sua Espiritualidade

O Santo Terço e as 15 graças !

COMO CONDUZIR SEU GRUPO DE ORAÇÃO - RCC