A proximidade do final do ano leva as tradições
espirituais a pensar no que seria a meta da história, o fim para o qual
vivemos e lutamos. No tempo antigo, essa idéia tomava a imagem de "fim
do mundo". Vários mitos falam sobre isso. Alguns prevêem um dilúvio que
inunda tudo. Outras imaginam que a terra se acabará pelo fogo. A própria
Bíblia, inserida na antiga cultura judaica, não escapa desse assunto.
No Antigo Testamento, os profetas denominam o "dia do Senhor" o tempo do
julgamento final e de um acerto divino sobre a história. Conforme os
evangelhos, Jesus tomou esse tema para um de seus discursos (Mt 24, Mc
13, Lc 21). As Igrejas antigas lêem esses trechos do evangelho no começo
do "tempo do Advento", as quatro semanas que antecedem o Natal. Lidos
ao pé da letra, esses textos provocam medo e contêm uma ameaça. Há quem
interprete as guerras e desastres ecológicos atuais como se tivessem
sido previstos na .....................
Bíblia. Se tudo está determinado, não há como se defender. Ao contrário, muitos crentes e não crentes sabem que a história tem sua autonomia. A presença divina não é para destruir e sim para renovar. Com seu senso de humor, Vinícius de Moraes dizia em uma de suas canções: "Se é para desfazer, por que é que fez?". Se, por acaso, Deus nos livre, o mundo vier a sofrer um cataclisma e se acabar, isso acontecerá não por decisão divina e sim por culpa do ser humano que fabrica artefatos nucleares capazes de destruir a humanidade e todo o planeta. A destruição do mundo não é projeto de Deus e não foi isso que as profecias anunciavam. Jesus nunca falou do fim do mundo e sim de um mundo. Ele profetizou não o fim do planeta terra e sim de um tipo de sociedade dominante e decadente que tinha mesmo ser vencida. Para quem, naquela sociedade, era oprimido, o anúncio da destruição daquela velha ordem e a instauração de uma nova realidade mais justa e amorosa só podia ser uma boa notícia. Era um verdadeiro evangelho. Por isso, conforme Lucas, Jesus conclui o anúncio do fim daquele mundo dizendo: "Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se, ergam a cabeça e se alegrem, porque é a libertação de vocês que se aproxima" (Lc 21, 28). Os evangelhos usam as mudanças cósmicas como símbolos de transformações sociais. Dizem que o sol perderá seu brilho, se fará noite em pleno dia, a terra tremerá e haverá uma convulsão planetária. Tudo isso para significar que haverá uma mudança profunda. Conforme os mesmos textos, isso aconteceu na tarde em que Jesus morreu na cruz. Ao entregar sua vida, Jesus pôs fim a um mundo antigo e inaugurou um mundo novo. A renovação de toda a criação começou ali. Ainda não é a instauração definitiva do projeto divino no mundo. Podemos crer que essa mudança será inexorável, ainda que atualmente seja imperceptível. O amor divino inspira, mas não realizará essa transformação estrutural do mundo e da sociedade sem ser através de nós e de nossa ação solidária e unida. Por isso, Paulo escreveu aos cristãos de Roma: "Não se conformem com este mundo. Cuidem de se transformar pela renovação de suas mentes para discernir qual é a vontade divina, o que é bom, agradável e perfeito" (Rm 12, 2). Essa nossa transformação interior é como semente e base da transformação do mundo.
Por: Marcelo Barros é Monge Beneditino e Escritor
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