Seja Bem Vindos / Welcome

sábado, 6 de agosto de 2022

Como cuidar de uma criança que tem TDAH em casa?

 Dicas importantes: como cuidar de uma criança que tem TDAH em casa!

Demonstre muito carinho ao seu filho. As crianças precisam ouvir que são amadas. Concentrar se apenas nos aspectos negativos do comportamento de seu filho pode prejudicar seu relacionamento e afetar a autoconfiança e a autoestima. Se seu filho tem dificuldade em aceitar sinais verbais de afeto, um sorriso, um tapinha no ombro ou um abraço pode mostrar que você se importa com ele. Procure comportamentos pelos quais você possa elogiar seu filho regularmente.Encontre maneiras de melhorar a auto-estima dele(a). Crianças com TDAH geralmente se dão bem com projetos de arte, aulas de música ou dança ou aulas de artes marciais. Escolha atividades com base em seus interesses e habilidades. Todas as crianças têm talentos e interesses especiais que podem ser estimulados. Pequenos sucessos frequentes ajudam a construir a auto-estima. Use palavras simples ao dar instruções para seu filho. Conheça o meu Livro, ele busca refletir acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Com ênfase na possibilidade de utilização do lúdico como ferramenta de ensino aprendizagem.

Fale devagar e calmamente e seja muito específico. Pare e faça contato visual com seu filho antes e enquanto estiver dando instruções. Identifique situações difíceis. Tente evitar situações difíceis para o seu filho, como ficar sentado assistindo a longas apresentações ou fazer compras em shoppings e lojas onde a variedade de mercadorias pode ser esmagadora para a cabecinha dele.

Use tempos limite ou consequências apropriadas para a disciplina. Comece com uma disciplina firme e amorosa que recompense o bom comportamento e desencoraje o comportamento negativo. Os intervalos devem ser relativamente breves, mas longos o suficiente para que seu filho recupere o controle. A ideia é interromper e neutralizar o comportamento fora de controle. Também se pode esperar que as crianças aceitem os resultados das escolhas que fazem.

Trabalhar na organização. Ajude seu filho a organizar e manter um caderno ou gráfico de atividades e tarefas diárias e certifique-se de que seu filho tenha um lugar tranquilo para estudar.

 Agrupe objetos no quarto da criança e guarde-os em espaços bem marcados. Tente ajudar seu filho a manter seu ambiente organizado.

Tente manter um horário regular para refeições, sonecas e hora de dormir. Crianças com TDAH têm dificuldade em aceitar e se ajustar às mudanças. Use um calendário grande para marcar as atividades especiais que virão e as tarefas diárias. Evite ou pelo menos avise as crianças sobre transições repentinas de uma atividade para outra.

Incentive a interação social. Ajude seu filho a aprender habilidades sociais modelando, reconhecendo e recompensando interações positivas com colegas.

Adote hábitos de vida saudáveis. Certifique-se de que seu filho está descansado. Tente evitar que seu filho fique cansado porque a fadiga muitas vezes piora os sintomas do TDAH. É importante que seu filho tenha uma dieta balanceada para um desenvolvimento saudável. Além de seus benefícios para a saúde, o exercício regular pode ter um efeito positivo no comportamento quando adicionado ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!