Seja Bem Vindos / Welcome

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Qual é o significado teológico da letra Tau ?

Tau Franciscano
Tau é a última letra do alfabeto hebraico. Mesmo no Antigo Testamento é usado por seu valor simbólico; O livro de Ezequiel observa: "Disse o Senhor: "Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca as testas do povo que suspira e murmura..." (Ez 9,4). Seu sinal, aplicado na testa dos pobres em Israel, os salva da destruição.Com o mesmo significado e o mesmo valor, também é usado no Apocalipse : "E vi outro anjo subindo do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo. Ele gritou em alta voz aos quatro anjos que haviam sido dados para fazer mal à terra e ao mar, dizendo: "Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que coloquemos o selo na testa dos servos do nosso Deus" ( Ap 7,2-3).É por isso que a vossa carta constitui o sinal da salvação e o sinal exterior da novidade de vida significada interiormente pelo Selo do Espírito Santo, que nos foi dado como dom no dia do batismo ( Ef 1,13). Os cristãos adotaram muito rapidamente a letra tau, um sinal que já se encontra nas catacumbas de Roma. Aqui estão duas razões pelas quais os primeiros cristãos se apropriaram de sua carta: como era a última letra do alfabeto hebraico, eles a consideravam uma profecia do último dia e tinha a mesma função da letra grega Ômega, como aparece no Apocalipse: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. 

A quem tem sede darei de presente da fonte da água da vida [...] eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim" (Ap 21,6; 22, 13). No entanto, os cristãos usaram sua carta principalmente porque sua forma os lembrava da cruz na qual Cristo se sacrificou pela salvação do mundo.

Pelas mesmas razões, todas as coisas levaram São Francisco de Assis a Cristo, o Último: por causa da semelhança de sua carta à cruz, ele gostou tanto deste sinal que ocupou um lugar importante em sua vida e ações. Em Francisco, o antigo sinal profético adquire atualidade, ganha uma nova cor, recupera sua força salvífica e dá voz à felicidade da pobreza, elemento substancial da forma de vida franciscana.

A fonte de seu amor vinha da veneração apaixonada da Santa Cruz, da humildade de Cristo, objeto permanente das meditações de Francisco, e da missão de Cristo que, por meio da cruz, oferecia a todos os homens o sinal e a mais alta expressão de seu amor. . Além disso, São Francisco estava convencido de que a sua carta era o sinal concreto da salvação segura e da vitória de Cristo sobre o mal. Francisco amava e tinha grande fé neste sinal. "São Francisco assinava-se com este sinal sempre que, por necessidade ou por espírito de caridade, enviava uma carta" (FF 980). "Com este sinal começou toda ação" (FF 1347). Era o sinal mais querido para Francisco, o seu selo, o sinal revelador de uma profunda convicção espiritual de que só na cruz de Cristo cada homem encontra a sua salvação.

Portanto, São Francisco assumiu todo o valor espiritual de sua carta, que contém em si uma sólida tradição bíblico-cristã. Tão intenso era o sentimento de comunhão com o que esta carta significava, que ele se tornou ele mesmo, através dos estigmas em sua carne, no fim de seus dias, seu sinal vivo que tantas vezes contemplara, desenhara, mas sobretudo amara.

Muitos membros da família franciscana hoje, irmãos, irmãs, aspirantes a seminaristas, franciscanos da Ordem Secular, jovens crentes, admiradores e amigos de São Francisco levam o seu sinal como sinal distintivo de reconhecimento de sua pertença à família ou espiritualidade franciscana. O Tau não é um fetiche, muito menos algum tipo de idiotice. É o sinal concreto de uma devoção cristã e sobretudo de um compromisso com uma vida vivida segundo Cristo pobre e crucificado.

Receber o seu sinal, carregá-lo no coração, denota o desejo de se comprometer a seguir um caminho, uma escola de vida. O CRISTÃO QUE RECEBEU O SINAL DA CRUZ NO BATISMO, CARREGANDO A CRUZ, DEVE TORNAR-SE, PELOS INEVITÁVEIS SOFRIMENTOS QUE A VIDA ACARRETA, IMITADOR E DISCÍPULO DE CRISTO POBRE E CRUCIFICADO. O vosso sinal deve recordar-nos uma verdade cristã fundamental: a nossa vida unida à vida de Cristo na cruz é um meio indispensável de salvação.

Sabemos que nada de grande pode ser alcançado sem sacrifício. Recebamos este sinal, usemo-lo com orgulho, defendamo-lo, vivamos a sua espiritualidade, através dele dêmos conta da "esperança que há em nós", conscientes de que só nos apegando à cruz todos os dias poderemos renascer com ele, como Francisco, para a vida verdadeiramente nova. A tua carta é o sinal de reconhecimento do cristão, isto é, do filho de Deus, do filho fugido do perigo, dos redimidos. É o sinal de forte proteção contra o mal ( Ez 9:6). É um sinal destinado por Deus para mim, é um privilégio divino ( Ap 9,4; 7,1-4; 14,1). É o sinal dos salvos pelo Senhor, dos sem defeito, dos salvos nEle, dos que se reconhecem como filhos amados e sabem que são preciosos diante de Deus ( Ez 9,6). No tempo de Jesus, os malfeitores eram condenados à morte na cruz e, portanto, a cruz tornou-se um símbolo de vergonha e escândalo. Primeiro foi colocada uma viga nas costas, amarrando-a às mãos do condenado; chegou ao local da execução, foi erguido em outra viga vertical, cravada no chão. A cruz de Jesus em forma de touro não é mais um símbolo de vergonha e derrota, mas se tornou um símbolo do sacrifício pelo qual sou salvo. A sua carta é um símbolo da dignidade dos filhos de Deus porque a Cruz sustentou Cristo. É um sinal que me lembra que também devo ser forte nas provações, pronto para ouvir o Pai e me submeter a ele, como Jesus era antes da vontade do Pai. Seu letreiro geralmente é feito de madeira de oliveira, pois a madeira é um material muito pobre e maleável; OS FILHOS DE DEUS SÃO CHAMADOS A VIVER COM SIMPLICIDADE E POBREZA DE ESPÍRITO ( MT 5,3). A madeira é um material maleável, o que significa que é fácil de trabalhar. E o cristão batizado deve deixar a Palavra de Deus moldar sua vida todos os dias, deve ser um Voluntário do Evangelho. Usar o seu sinal significa responder "sim" à vontade de Deus de me salvar, aceitar sua oferta para nos salvar.Sendo a oliveira o símbolo da PAZ ("Senhor, faze-me instrumento da tua paz" - São Francisco), ter o teu sinal é ser portador da paz. São Francisco abençoou com seu sinal e obteve muitas graças. E podemos abençoar (veja a bênção de São Francisco ou Nm 6,24-27). Abençoar significa falar bem, desejar o bem a alguém. Quando fomos batizados, um padrinho e uma madrinha foram escolhidos para nós; recebendo o seu sinal , escolhemos livremente ser cristãos maduros na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!