A quem tem sede darei de presente da fonte da água da vida [...] eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim" (Ap 21,6; 22, 13). No entanto, os cristãos usaram sua carta principalmente porque sua forma os lembrava da cruz na qual Cristo se sacrificou pela salvação do mundo.
Pelas mesmas razões, todas as coisas levaram São
Francisco de Assis a Cristo, o Último: por causa da semelhança de sua carta à
cruz, ele gostou tanto deste sinal que ocupou um lugar importante em sua vida e
ações. Em Francisco, o antigo sinal profético adquire atualidade, ganha uma
nova cor, recupera sua força salvífica e dá voz à felicidade da pobreza, elemento
substancial da forma de vida franciscana.
A fonte de seu amor vinha da veneração apaixonada
da Santa Cruz, da humildade de Cristo, objeto permanente das meditações de
Francisco, e da missão de Cristo que, por meio da cruz, oferecia a todos os
homens o sinal e a mais alta expressão de seu amor. . Além disso, São Francisco
estava convencido de que a sua carta era o sinal concreto da salvação segura e
da vitória de Cristo sobre o mal. Francisco amava e tinha grande fé neste
sinal. "São Francisco assinava-se com este sinal sempre que, por necessidade
ou por espírito de caridade, enviava uma carta" (FF 980). "Com este
sinal começou toda ação" (FF 1347). Era o sinal mais querido para
Francisco, o seu selo, o sinal revelador de uma profunda convicção espiritual
de que só na cruz de Cristo cada homem encontra a sua salvação.
Portanto, São Francisco assumiu todo o valor
espiritual de sua carta, que contém em si uma sólida tradição bíblico-cristã.
Tão intenso era o sentimento de comunhão com o que esta carta significava, que
ele se tornou ele mesmo, através dos estigmas em sua carne, no fim de seus
dias, seu sinal vivo que tantas vezes contemplara, desenhara, mas sobretudo
amara.
Muitos membros da família franciscana hoje, irmãos,
irmãs, aspirantes a seminaristas, franciscanos da Ordem Secular, jovens
crentes, admiradores e amigos de São Francisco levam o seu sinal como sinal
distintivo de reconhecimento de sua pertença à família ou espiritualidade
franciscana. O Tau não é um fetiche, muito menos algum tipo de idiotice. É o
sinal concreto de uma devoção cristã e sobretudo de um compromisso com uma vida
vivida segundo Cristo pobre e crucificado.
Receber o seu sinal, carregá-lo no coração, denota
o desejo de se comprometer a seguir um caminho, uma escola de vida. O CRISTÃO QUE RECEBEU O SINAL DA CRUZ NO
BATISMO, CARREGANDO A CRUZ, DEVE TORNAR-SE, PELOS INEVITÁVEIS SOFRIMENTOS QUE A
VIDA ACARRETA, IMITADOR E DISCÍPULO DE CRISTO POBRE E CRUCIFICADO. O vosso
sinal deve recordar-nos uma verdade cristã fundamental: a nossa vida unida à vida de Cristo na cruz é um meio indispensável de
salvação.
Sabemos que nada de grande pode ser alcançado sem sacrifício. Recebamos este sinal, usemo-lo com orgulho, defendamo-lo, vivamos a sua espiritualidade, através dele dêmos conta da "esperança que há em nós", conscientes de que só nos apegando à cruz todos os dias poderemos renascer com ele, como Francisco, para a vida verdadeiramente nova. A tua carta é o sinal de reconhecimento do cristão, isto é, do filho de Deus, do filho fugido do perigo, dos redimidos. É o sinal de forte proteção contra o mal ( Ez 9:6). É um sinal destinado por Deus para mim, é um privilégio divino ( Ap 9,4; 7,1-4; 14,1). É o sinal dos salvos pelo Senhor, dos sem defeito, dos salvos nEle, dos que se reconhecem como filhos amados e sabem que são preciosos diante de Deus ( Ez 9,6). No tempo de Jesus, os malfeitores eram condenados à morte na cruz e, portanto, a cruz tornou-se um símbolo de vergonha e escândalo. Primeiro foi colocada uma viga nas costas, amarrando-a às mãos do condenado; chegou ao local da execução, foi erguido em outra viga vertical, cravada no chão. A cruz de Jesus em forma de touro não é mais um símbolo de vergonha e derrota, mas se tornou um símbolo do sacrifício pelo qual sou salvo. A sua carta é um símbolo da dignidade dos filhos de Deus porque a Cruz sustentou Cristo. É um sinal que me lembra que também devo ser forte nas provações, pronto para ouvir o Pai e me submeter a ele, como Jesus era antes da vontade do Pai. Seu letreiro geralmente é feito de madeira de oliveira, pois a madeira é um material muito pobre e maleável; OS FILHOS DE DEUS SÃO CHAMADOS A VIVER COM SIMPLICIDADE E POBREZA DE ESPÍRITO ( MT 5,3). A madeira é um material maleável, o que significa que é fácil de trabalhar. E o cristão batizado deve deixar a Palavra de Deus moldar sua vida todos os dias, deve ser um Voluntário do Evangelho. Usar o seu sinal significa responder "sim" à vontade de Deus de me salvar, aceitar sua oferta para nos salvar.Sendo a oliveira o símbolo da PAZ ("Senhor, faze-me instrumento da tua paz" - São Francisco), ter o teu sinal é ser portador da paz. São Francisco abençoou com seu sinal e obteve muitas graças. E podemos abençoar (veja a bênção de São Francisco ou Nm 6,24-27). Abençoar significa falar bem, desejar o bem a alguém. Quando fomos batizados, um padrinho e uma madrinha foram escolhidos para nós; recebendo o seu sinal , escolhemos livremente ser cristãos maduros na fé.
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