Seja Bem Vindos / Welcome

sábado, 20 de agosto de 2022

Quem de nós não tem pecado?

ore com fé
Ainda hoje Jesus vem ao nosso encontro em oração: "partiu para o Monte das Oliveiras", lugar onde costuma se retirar para buscar luz e força para suas ações. É o caminho pelo qual ele nos acompanha desde o início da Quaresma: é na oração - no diálogo com o Pai - que se enraízam a sua existência e os seus ensinamentos, é na oração que se estruturam as suas decisões. A oração é o espaço em que se torna possível compreender e interpretar tudo segundo o coração do Pai, e não segundo a rigidez do que "está escrito" na lei. Somente quando a luz venceu a noite, Jesus escolheu descer ao templo e ensinar. O que ele disse? Talvez tenha falado de fé, que é uma relação profunda e amorosa com o Senhor da vida, que desloca e põe em crise, mas que enche os dias de amor, e de sentido... o exoesqueleto', da necessidade de nos armarmos dentro de um escudo de regras e obrigações que às vezes surge quando nos sentimos fracos, e sentimos que assim não sabemos ficar de pé e andar, apoiar e acompanhar

E, de fato, as pessoas muito religiosas imediatamente tentam se defender dessa reviravolta, que atrapalha suas certezas. E eles dizem claramente, que "Moisés, na lei, nos ordenou ...": se atirarmos pedras nela, não estamos fazendo uma coisa errada, estamos cumprindo uma ordem divina. E assim estamos certos. Ela morre, do homem com quem estava ( em flagrante adultério ) nenhuma palavra, mas ainda temos razão.

É sempre a mesma história, aquela que encontramos no relato da queda (Gn 3, 12-13) em que emerge um traço central no pecado das origens, a saber, a recusa da responsabilidade: "a culpa é da mulher que você, Deus, você coloca ao lado; é culpa da serpente que tu, Deus, criaste”. Agora, aqui, uma mulher que pecou pode morrer e a culpa é só dela, como está escrito na lei que você, Deus, deu a Moisés.Mas Jesus, que veio nos mostrar o rosto em cuja imagem fomos criados, s ó pode trazer cada um de volta, com absoluta simplicidade, à verdade de si mesmo. "Quem entre vocês está sem pecado...": é inútil me esconder atrás da ilusão de estar certo. A justiça, em Deus, é amor sem medida. E, ao contrário, estou ao meu redor, fora: por verdadeira relação com Deus e por amor aos meus irmãos e irmãs, e meço, sorvo e peso o dom de mim mesmo, o acolhimento, o perdão. Estou maduro o suficiente ( começando pelos mais velhos ) para reconhecê-lo, e largar as pedras que tenho nas mãos e que pesam no meu coração? 

Agora estou sozinho, no meio, diante de Jesus, que não me condena, mas me liberta, mesmo das ilusões do bem, para me empurrar para o melhor de mim. E à paz interior, da qual brota toda a paz familiar e social.

Então só posso invocar: Senhor, ensina-me a rezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!