Seja Bem Vindos / Welcome

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

RADICALIDADE NO SEGUIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

seguir jesus radicalmente

Três regras importantes São Mateus nos ensina no seu Evangelho no capítulo 10,37-39, quem ama a sua família mais que Nosso Senhor não é digno Dele. Segundo, quem não assume a sua cruz e o segue também não é digno. Por último,  homem ou mulher que tenta salvar a própria vida irá perdê-la. Nesses versículos encontramos duas condições para ser merecedor de Nosso Senhor. Mas tem uma, a do versículo trinta e nove, que nos “oferece” uma condição boa e outra ruim, a primeira é de salvar a vida e a segunda de perdê-la.

A família sanguínea tem a sua enorme importância, porém o Santo Evangelho de Mateus em seu capítulo 10, 37-39 nos faz refletir alguns pontos essências. Nosso Senhor não está pedindo para deixarmos de amar a nossa família, pelo contrário, cada qual tem o seu lugar no amor do Cristo. A Deus o amor terá que ser mais intenso, pois, Ele é o nosso criador, Ele nos amou antes que o mundo fosse criado, afinal, se amamos a nossa família é porque ele nos ensinou e quer isso de nós. Já a respeito da cruz na vida do cristão é impossível evitá-la, pois Nosso Senhor carregou a dele até o fim. A cruz é o símbolo das dificuldades na vida daqueles que seguem o Cristo, é também o nosso objeto de santificação diário. Sem a cruz não é possível crescer neste mundo de trevas em santidade, todos os amigos de Nosso Senhor tiveram as suas cruzes, por isso, foram merecedores da glória de Deus.

Por fim, viver nesse mundo “preservando” a nossa vida e evitando a todo custo anunciar o Reino de Deus, correndo do confronto com os adoradores da besta, por causa do nome e ensinamentos de Nosso Senhor, isso é causa de ruina.

Nosso Senhor nos pede que gastemos a nossa vida por Ele. Que a nossa existência seja igual uma vela que ao acender comeca a se gastar até não existir mais. Nosso Senhor nos promete em seu Evangelho: aquele que perder a sua vida por Minha causa, irá reencontrá-la. Traduzindo, Nosso Senhor quer que gastemos a nossa vida por Ele sem hesitar. As palavras do Evangelho são claras, o perder a vida é exclusivamente por Nosso Senhor, não é pelo: trabalho, sexo, diversão, esporte, hobbies, etc é perder a vida por Jesus, Nosso Senhor.

Portanto, tornar-se discípulo (a) de Nosso Senhor é muito exigente, o “processo seletivo” é rigoroso, duro, ofertado, ferrenho, etc. Ele quer de nós uma adesão total e indivisível, pois, trata de nossa salvação eterna. Pois, o I livro de Pedro 5 nos exorta: “sede sensatos e vigilantes. O diabo, nosso inimigo, andar ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar”. Nosso Senhor quer de nós disponibilidade, ou seja, quer que o seguimos com liberdade, nem que para isso a nossa vida corra perigo.

Portanto, a promessa de Nosso Senhor é certa se um dia perdermos a nossa vida terrena por Ele, Ele próprio, Jesus, nos recompensará com a vida eterna para todo o sempre junto a Deus. Tomara que essas palavras se façam verdade na minha e na sua vida leitor. Que o bom Deus nos ajude com essa graça, de seguir seu Santo Filho com radicalidade de corpo e alma. Amém.

Um comentário:

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!