MENU BLOG

Seja Bem Vindos / Welcome

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

História de Nossa Senhora Desatadora dos Nós: um símbolo de Esperança e Libertação

 Como surgiu?

A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma das expressões mais profundas da espiritualidade católica. Originada na cidade de Augsburg, na Alemanha, essa devoção representa a intercessão da Mãe de Deus na resolução das dificuldades e amarras da vida. Neste artigo, vamos explorar a história, o simbolismo e o impacto espiritual dessa imagem tão significativa.

A Criação do Quadro

No século XVIII, o pároco da capela de St. Peter, em Augsburg, encomendou ao pintor Johann Schmittdner um quadro que representasse Nossa Senhora. Schmittdner, um artista cristão fervoroso e conhecedor dos escritos dos Padres da Igreja, buscou inspiração nas palavras de Santo Irineu de Lyon:

"Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano, Maria por sua obediência o desatou."

Essas palavras inspiradoras levaram Schmittdner a criar uma imagem poderosa da Virgem Maria, simbolizando a libertação que ela traz à humanidade.

A Força da Imagem

Na pintura, Nossa Senhora é representada como a Imaculada Conceição, flutuando entre o céu e a terra. O Espírito Santo a envolve em luz, e ela é coroada por doze estrelas, uma referência ao livro do Apocalipse. À esquerda, um anjo apresenta a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, que simbolizam os pecados e as desgraças que nos afligem. À direita, a fita aparece lisa, simbolizando a ação de Maria em desatar esses nós.

Esse contraste visual representa a transformação que ocorre na vida dos fiéis quando se entregam à intercessão de Nossa Senhora, mostrando que, através dela, podemos experimentar a misericórdia de Deus.

Simbolismo e Mensagem Teológica

Na parte inferior do quadro, um anjo, um homem e um cachorro se dirigem a uma igreja, remetendo à história do livro de Tobias. Nesta narrativa, Tobias enfrenta uma jornada difícil para curar seu pai cego, encontrando Sara, que havia sido amaldiçoada. Através da oração e da ajuda do Arcanjo Rafael, Tobias liberta Sara e consegue cura para seu pai.

Essa história simboliza que, para a união e a cura de dois corações, é necessário desatar os nós que os prendem. Nossa Senhora Desatadora dos Nós reflete essa profundidade, sendo um poderoso símbolo de libertação espiritual.

A Invocação de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Desde a instalação do quadro na capela de Augsburg, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como a Mãe que desata os nós do pecado e das dificuldades da vida. A capela é mantida pelos jesuítas, e o quadro continua a ser um ponto focal de devoção.

Graças Abençoadas

Rapidamente, a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós tornou-se um objeto de fervorosa devoção em Augsburg, e relatos de graças recebidas através da oração a ela se espalharam pelo mundo. A novena dedicada a Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem trazido inúmeras bênçãos, mostrando que a Mãe de Deus é uma fonte constante de liberdade e felicidade para seus filhos.

Comemoração

O dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é comemorado em 15 de agosto, um momento de celebração da sua intercessão e dos milagres que ela realiza na vida dos fiéis.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero, a minha dor e o quanto estou amarrado por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seus filhos,
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno, poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
recebe hoje em tuas mãos este nó.........
Peço-te que o desates para a glória de Deus, e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças,
a riqueza das minhas misérias,
a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias.
Ouça minha súplica.
Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!