Seja Bem Vindos / Welcome

domingo, 21 de junho de 2020

O anjo de Deus que falou com Maria


Vez ou outra quando Deus queria falar diretamente com algumas pessoas, Ele utilizava-se de enviados = anjos. Relata o Evangelho de Lucas capítulo 1, versículos de 26-38 que o Bom Deus enviou um anjo cujo nome era Gabriel para realizar uma missão. O evangelista não deixa claro nem o dia e nem o ano da aparição, mas faz referencia ao mês: “sexto mês”. Outras particularidades que Lucas apontou para nós: o anjo Gabriel apareceu para uma virgem, ela morava em Nazaré, e estava desposada (noiva) com um homem chamado José (Mt 1,18), seu nome era Maria. Nesse relato fica claro que o anjo falava, dialogava, com a futura mãe de Jesus, Nossa Senhora.
A partir do versículo 28 Lucas coloca o anjo dentro da residência de Maria “e entrando em casa”, ele nem disse como Gabriel adentrou ali, se foi pela porta ou apareceu de repente. Logo saudou Maria dizendo: “Salve favorecida! O Senhor está contigo”! (Lc 1,28). Ao ouvir tais palavras, Maria ficou perturbada (espantada), pois, nunca ouvirá tal tipo de saudação. Para tranquilizar Maria, o anjo completou: “não temas, Maria, pois achaste graça junto de Deus” (Lc 1,30). Aqui se percebe também que o enviado conhecia a futura mãe de Jesus pelo nome. E mais, Deus a tinha junto de Si como alguém que Ele muito estimava e que desde antes de sua existência Ele já estava próximo a Maria.

Até agora falamos de um anjo (arcanjo na hierarquia), ele tinha um nome, mas qual era a sua missão? Pois, todo enviado por Deus tinha algo diferenciado a cumprir junto aos homens. Sim, Gabriel tinha algo muito importante para falar para Maria, que era: “eis que conceberás no ventre e parturirás um filho e pôr-lhe-às o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1, 31-32). Maria ficou pensativa, por que ela não conhecia homem, como iria ficar grávida? De imediato Gabriel dissipa suas dúvidas: “Um espírito Santo virá sobre ti e o poder do
Altíssimo te sombreará”. Aqui o santo anjo revela a Maria que ela será a Mãe do Filho de Deus e em seu ventre será germinado a “semente” de Deus, o Espírito Santo, donde nascerá um menino chamado Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Ela não terá relação sexual com homem algum, pois, acontecerá tal milagre pelo poder do Altíssimo: “porque a Deus nenhuma coisa é impossível” (Lc 1, 37). Após estas palavras, Maria ficou em paz e disse: “Eis a escrava do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Aqui a Mãe de Deus nos ensina que devemos confiar na palavra de Deus e não duvidar, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para nós. Apesar de questionar Gabriel acerca de como ocorreria tal gestação, ela só quis entender por meio da razão como o nascimento de uma criança “não aconteceria” a nível biológico humano, tal questionamento não ofende a Deus, pois, no caso de Maria estava acontecendo um fenômeno sobrenatural que ultrapassava o entendimento e a natureza humano por isso ela aceitou e tranquilizou-se.
Portanto, assim como Maria, estejamos atentos ao que Deus nos quer falar, seja por meio de suas criaturas sobrenaturais (anjos) ou naturais (homens). E que possamos crê e cumprir em nossas vidas estas palavras, para que assim como Maria sejamos escravos do Senhor. Amém.

Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!