Seja Bem Vindos / Welcome

sábado, 9 de outubro de 2010

COMO REALIZAR A LEITURA ORANTE E AO MESMO TEMPO UM ESTUDO BÍBLICO?

É muito simples! Basta você ter em mãos os seguintes materiais:
                                                                                                                
                                                                      

   
Com esses materiais em “mãos” (1 Bíblia * 1 Caderno * 1 Liturgia da Palavra de cada dia  * 1Caneta), a primeira coisa que você precisa fazer é: reservar alguns minutos do seu tempo para realizar essa experiência com Deus. Eu, articulista, reservo a parte da noite das 22 h 15 min às 22h 40 min mais ou menos, para realizar o Estudo Bíblico e a Leitura Orante . Após a escolha do horário, que é muito importante para adquirir perseverança e fidelidade, você seguirá os seguintes passos:

a) Escrever no seu caderno, exclusivo para o Estudo Bíblico e Leitura Orante, as seguintes questionamentos:
  1. Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

  2. Como aplicar esse Evangelho em minha vida?

  3. Rezar o Evangelho (aqui você irá fazer uma breve oração pessoal a Deus, tirando as ideias do texto lido do Evangelho).
Observação: A cada pergunta escrita no caderno, conforme acima mostrado, você irá saltar a quantidade de linhas suficientes para responder os questionamentos.

b) A próxima etapa é pegar a Liturgia da Palavra e verificar qual é o Evangelho proposto para o dia. Exemplo: Dia 04 de outubro de 2010, a Igreja Católica Apostólica Romana celebrou a Festa de São Francisco de Assis, o Evangelho nesse dia foi de de Lucas 10,25-37. Feito isso, você irá localizar na Bíblia o Evangelho proposto para o dia e começar a Leitura Orante do Texto. Realizada a Leitura Orante e o Estudo da Palavra (Bíblia), você estará apto(a) a responder as 2 (duas) perguntas e fazer a Oração no caderno e transcrevê-las.
Nessa última “fase” é muito importante que você esteja em um local apropriado, ou seja, bem arejado, silencioso, com muita luz para não cansar a vista, de preferência que o local seja o mesmo diariamente, pois, só assim iremos conseguir rezar a Palavra de Deus.
Por fim, é de suma importância que você realize o Estudo Bíblico e a Leitura Orante todos os dias. Não se preocupe caso não esteja dando conta de imediato à responder as 2 perguntas e realizar a Oração, pois, com o tempo vai ficando mais fácil e mais espiritual. Não desista! Tudo que é realizado pela primeira vez é difícil, mas depois, com perseverança vai ficando mais prazeroso. Deus te abençoe e te dê a paz!
Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!